Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Enem e universidades: o critério de pontuação

Questões que tiverem baixo índice de acertos serão consideradas

No boletim Minuto Enem desta segunda-feira (10), a jornalista Ana Elisa Santana, da editoria de educação do Portal EBC, mostra como funcionam os critérios da Teoria da Resposta ao Item.

"Uma das maiores preocupações no Enem é a nota mínima que é necessária para conseguir uma vaga na universidade. Mas no exame não é possível chagar a esse número com precisão. Isso porque a metodologia usada na hora da correção é a Teoria da Resposta ao Item (TRI) e nela não existe uma pontuação máxima ou mínima que o candidato possa atingir. Funciona assim: cada questão ganha seu peso de acordo com o desempenho dos candidatos nela. Exemplo: uma questão que teve baixo índice de acertos é considerada difícil e, por isso, tem mais peso na pontuação final. Quem acertar essa questão, terá uma pontuação maior do que a que obterá nas questões classificadas com mais fáceis", destaca a jornalista.

 

Escute aqui, no player, o boletim completo da jornalista Ana Elisa Santana com explicações sobre os critérios de pontuação. As edições do Minuto Enem e do Pode Cair no Enem no programa Todas as Vozes estão disponíveis no www.radios.ebc.com.br/todas-vozes e no Facebook da MEC AM.

 

Questões Enem? Dicas Enem? Informações Enem? Você encontra tudo aqui no Minuto Enem do Todas as Vozes.

 

Todas as Vozes vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 7h20 às 10h, na Rádio MEC AM do Rio de Janeiro - 800 kHz, com apresentação do jornalista, professor e radialista Marco Aurélio Carvalho.



Criado em 11/08/2015 - 11:51 e atualizado em 11/08/2015 - 12:47

Mais do programa