Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Heron, Caringi e Léo: como o rádio noticiou o suicídio de Vargas?

Heron Domingues admitiu que teve medo de dar a notícia para os

Às 8 horas de 24 de agosto de 1954, Heron Domingues leu a edição normal do Repórter Esso, na Rádio Nacional do Rio de Janeiro. Trinta minutos depois, recebeu um telefonema do diretor da emissora, Victor Costa, que estava no Palácio do Catete. Victor, com voz "totalmente alterada", segundo Heron, contava que o presidente Getúlio Vargas acabara de cometer suicídio.

 

"Fiquei perplexo. Em seguida, entrei na sala dos diretores da rádio, mas não tive coragem de dar a notícia para eles, pois me dei conta de que muitos eram idosos e podiam não resistir ao impacto de algo tão bombástico", contou Domingues, falecido em 1974. O locutor preferiu, então, correr para o microfone e, primeiramente, veicular uma edição extraordinária do Repórter Esso.

 

Confira no quadro 'O rádio faz história', do programa Todas as Vozes, edição de segunda-feira (24), esse relato do principal locutor de notícias do rádio no Brasil nos anos 1940 e 1950 sobre o que aconteceu naquela manhã na sede da Rádio Nacional. A fonte do áudio é um dos CD's encartados no livro "Vargas, agosto de 54", da jornalista Ana Baum e dos estudantes da Universidade Federal Fluminense (UFF), lançado em 2004.

 

'O rádio faz história' também mostra, nas vozes dos locutores Heron Domingues (Nacional), Léo Batista (Rádio Globo) e Paulo Caringi (Emissora Continental), simulações de como os três leram, em cada emissora, a edição extraordinária do noticiário, na manhã de 24 de agosto de 1954, em que divulgaram o suicídio do então presidente Getúlio Vargas.

 

Todas as Vozes vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 7h20 às 10h, na Rádio MEC AM do Rio de Janeiro - 800 kHz, com apresentação do jornalista e radialista Marco Aurélio Carvalho.



Criado em 25/08/2015 - 14:24 e atualizado em 25/08/2015 - 13:59

Mais do programa