Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

O narrador de corrida de cavalo que 'virou' cantora de fado

Humor: Lauro Borges e Castro Barbosa em dois momentos marcantes dos

Na corrida de cavalos, no "Hipopótamo da Gávea", locutor garante que animais estavam "para a largada, alinhados... Ou seja, com roupas verdadeiramente elegantes". A cantora de tango, caprichava no "não sei se vai ou se fica, ou se fica ou se vai". Nos dois casos - narrador da corrida e cantora lusitana - a interpretação dos personagens era de Lauro Borges. Castro Barbosa vivia o apresentador português Megatério Nababo d'Alicerce.

 

PRK-30 foi o mais famoso programa de humor do rádio brasileiro nos anos 1940 e 1950. Lauro Borges e Castro Barbosa faziam os roteiros, dirigiam o programa e viviam os personagens ao vivo nos auditórios lotados da Rádio Nacional, Mayrink Veiga e outras emissoras pelas quais a atração foi transmitida até o começo dos anos 1960.

 

"Lauro e Castro conseguiram fazer o maior programa de humor de todos os tempos. Um show de versatilidade  Nada se compara ao PRK-30. E olha que tentamos", declarou o humorista Chico Anysio em 2003.

 

Ouça, no player, duas sátiras dos tempos em que o programa era transmitido na Rádio Nacional, onde ia ao ar nas sexta-feiras, às 20h35. A primeira é uma paródia do então locutor oficial do Hipódromo da Gávea (Jockey Club Brasileiro), Teóphilo de Vasconcellos. A segunda brinca com a forte presença de cantoras de fado no Rio de Janeiro nos anos 1940, através da cantora-personagem Maria Joaquina Dobradiça da Porta Baixa. O PRK-30 ficou na emissora da Praça Mauá até 1950, quando Borges e Barbosa se transferiram para a Mayrink Veiga.

 

A fonte dos áudios é um dos CD's encartados no livro 'No ar, PRK-30: o mais famoso programa de humor da era do rádio' de autoria de Paulo Perdigão e lançado, no início dos anos 2000, pela editora Casa da Palavra.

 

Todas as Vozes vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 7h20 às 10h, na Rádio MEC AM do Rio de Janeiro - 800 kHz, com apresentação do jornalista, professor e radialista Marco Aurélio Carvalho.



Criado em 28/08/2015 - 21:38 e atualizado em 31/08/2015 - 12:18

Mais do programa