Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Raridade: quando os narradores chamavam Pelé de Pelê

Ouça o segundo gol de Pelé na Seleção Brasileira, em 1957, com o

Edson Arantes do Nascimento estava no começo de sua carreira profissional. Faltavam três meses para completar 17 anos de idade. Muitos narradores ainda confundiam o apelido. Era o Pelê. Isso mesmo, com acento circunflexo, como é possível notar no áudio do player acima.

 

O primeiro gol de Pelé com a camisa da seleção brasileira aconteceu no Maracanã, em jogo com a Argentina, pela Copa Roca, em 7 de julho de 1957. Os argentinos venceram por 2 x 1, mas o gol brasileiro foi marcado pelo garoto que se tornaria o Rei do Futebol.

 

O segundo jogo foi realizado três dias depois, 10 de julho, pela mesma competição, no Pacaembu. O Brasil venceu a Argentina por 2 x 0 e ficou com o título da Copa Roca. Os gols brasileiros foram marcados Mazola e Pelé.

 

O narrador Edson Leite, um dos mais famosos da época, disse que Pelê - com acento circunflexo - marcara o gol. No campo de jogo, o iniciante Fiori Gigliotti, que, na década seguinte, se tornaria o principal locutor esportivo da Rádio Bandeirantes.

 

Com colaboração do radialistas goiano Paulo Francisco, o quadro 'O rádio faz história' do programa Toas as Vozes mostra esse áudio marcante, de 10 de julho de 1957, com Edson Leite, Mário Moraes e Fiori Gigliotti, entre outros.



Ouça, no player, o quadro completo.

 

Todas as Vozes vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 7h20 às 10h, na Rádio MEC AM do Rio de Janeiro - 800 kHz, com apresentação do jornalista, professor e radialista Marco Aurélio Carvalho.



Criado em 23/08/2015 - 15:34 e atualizado em 23/08/2015 - 12:21

Mais do programa