Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Saudade: seis anos sem Doalcey Camargo e Francisco Carioca

Relembre gols de Nunes (Flamengo) e Sorato (Vasco) com narração de

Na noite de 28 de agosto de 2009, morreu o comunicador Francisco Carioca. Poucas horas depois, no início da madrugada de 29 de agosto, falecia o narrador esportivo Doalcey Bueno de Camargo. Nesta sexta-feira(28), o quadro 'O rádio faz história' do programa Todas as Vozes relembrou áudios do paulista e do mineiro que, como aconteceu com radialistas de diferentes estados brasileiros, brilharam no rádio carioca.

 

Francisco Carioca nasceu em Ubá, Minas Gerais. Seu principal bordão era muito conhecido dos ouvintes do Rio de Janeiro: "aqui Francisco Carioca. Aí você, que é mais importante". Trabalhou nas rádios Globo (seis vezes, duas delas na Globo SP), Capital e Manchete, entre outras.

 

Na gravação, vamos recordar um trecho do programa Madrugada Globo Brasil, apresentado no segundo semestre de 2005, diretamente dos estúdios da Rádio Globo de São Paulo. Carioca conversava com o sonoplasta Onofre Favotto sobre Hélio Ribeiro, um dos mais famosos radialistas de São Paulo, que faleceu no ano 2000. Carioca e Favotto, em tom de brincadeira, diziam que não tinham "pressa de trabalhar nessa rádio de Hélio no céu".

 

Doalcey nasceu em Itápolis, São Paulo, e iniciou a carreira na Rádio Clube de Marília, também no interior paulista. Veio para o Rio de Janeiro no final dos anos 1940, a convite do irmão, Wolner Camargo, que também era narrador esportivo. Doalcey trabalhou nas rádios Globo (nos anos 1950), Tupi, Nacional, Continental e Tamoio, entre outras. A etapa de maior sucesso aconteceu de 1965 a 1988, na primeira passagem dele pela Rádio Tupi, na qual foi chefe da equipe de esportes e principal narrador.

 

No player, acompanhe o gol de Nunes, pelo Flamengo, na decisão do Campeonato Brasileiro de Futebol de 1980 - Flamengo 3 x 2 Atlético Mineiro -, pela Rádio Tupi do Rio de Janeiro, e o gol de Sorato, para o Vasco da Gama, na decisão do Campeonato Brasileiro de 1989 - São Paulo 0 x 1 Vasco -, quando Doalcey atuava na Rádio Nacional do Rio de Janeiro.

 

Todas as Vozes vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 7h20 às 10h, na Rádio MEC AM do Rio de Janeiro - 800 kHz, com apresentação do jornalista e radialista Marco Aurélio Carvalho.



Criado em 31/08/2015 - 18:59 e atualizado em 31/08/2015 - 16:58

Mais do programa