Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Enem: entenda como são usados os eixos cognitivos

Se ligue no domínio da norma culta de língua portuguesa e no uso de

No boletim Minuto Enem da terça-feira (1), a jornalista Ana Elisa Santana, da editoria de educação do Portal EBC, trata dos parâmetros na avaliação das provas, os chamados eixos cognitivos.

 

"O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) conta com eixos cognitivos, que são os critérios avaliados em cada uma das provas do exame. No caderno de linguagens, é cobrado que os participantes do Enem tenham domínio da norma culta da língua portuguesa. Além disso, eles devem saber usar, de forma adequada, as linguagens matemáticas, artísticas e científicas, além de conhecer a língua estrangeira que foi escolhida no ato da inscrição. É importante também que, além de entender os enunciados, os candidatos do Enem saibam associar dois ou mais tipos de linguagens diferentes para solucionar as questões. Em uma questão sobre música, por exemplo, é importante identificar a linguagem popular, que é como o músico conversa com os ouvintes, e também a linguagem da crítica literária, que é a forma com a qual ele vai transmitir a mensagem", disse Ana Elisa.

 

Clique no player acima e ouça o boletim completo. As edições do Minuto Enem e do Pode Cair no Enem estão disponíveis na página do Todas as Vozes estão disponíveis no Facebook da MEC AM. 

 

Todas as Vozes vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 7h20 às 10h, na Rádio MEC AM do Rio de Janeiro - 800 kHz, com apresentação do jornalista, professor e radialista Marco Aurélio Carvalho.



Criado em 02/09/2015 - 18:58 e atualizado em 15/10/2015 - 11:44

Mais do programa