Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Ernesto Nazareth: o pianista que inaugurou a primeira rádio no Brasil

No Todas as Vozes, uma aula sobre o compositor de "Turbilhão de Beijo"

Com colaboração de Rose Esquenazi (www.radionahistoria.blogspot.com.br), professora da Faculdade de Comunicação da PUC-RJ, o quadro 'O Rádio Faz História' do programa Todas as Vozes de segunda-feira (23), destaca a carreira de Ernesto Nazareth, o pianista que tocou na inauguração da primeira emissora do país: a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, fundada por Edgard Roquette-Pinto e Henrique Morize em 1923. Ou seja, Nazareth se apresentou na estreia da emissora que passaria a se chamar Rádio MEC AM, em 1936.

 

No início do século XX, para sobreviver, Ernesto Nazareth passou a tocar em salas de espera dos cinemas na recém-inaugurada Cinelândia. Muitos admiradores pagavam o ingresso do cinema Odeon não para ver os filmes mudos, mas para ouvir Ernesto ao piano.

 

Ouça, também, trechos dos sucessos "Não Caio Noutra", de Ernesto Nazareth, com a pianista Sara Cohen; "Brejeiro", com o Conjunto Época de Ouro; "O Sertanejo Enamorado", com Mário Pinheiro, música de 1905; "Odeon", com Maria Teresa Madeira; e "Apanhei-te, Cavaquinho!", com Ernesto Nazareth ao piano, em 1930. Ouça, no player, o áudio completo.

 

O programa Todas as Vozes vai ao ar de segunda a sexta, de 7h20 às 10h, na Rádio MEC AM do Rio de Janeiro, 800 kHz, com apresentação do jornalista, professor e radialista Marco Aurélio Carvalho.



Criado em 01/06/2016 - 20:08 e atualizado em 02/06/2016 - 19:10

Mais do programa