Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

O suspense no Teatro de Mistério, da Rádio Nacional

Curta áudios e curiosidades na primeira parte de 'O rádio faz história

Com colaboração de Rose Esquenazi (www.radionahistoria.blogspot.com.br), professora da Faculdade de Comunicação da PUC-RJ, o programa Todas as Vozes de segunda-feira (1) contou curiosidades e mostrou trechos do Teatro de Mistério. É a primeira parte da edição especial do quadro 'O rádio faz história' em homenagem ao radioteatro nos 80 anos da Nacional.

 


Nas décadas de 1950, 1960 e 1970, a emissora da Praça Mauá produzia e transmitia o programa de suspense escrito por Hélio do Soveral: Teatro de Mistério. Hélio do Soveral Rodrigues de Oliveira Trigo nasceu em Setúbal, Portugal. Escreveu 316 capítulos do Teatro de Mistério. Cada episódio tinha duração aproximada de 45 minutos. Os títulos sugeriam sempre a tensão que acompanhava um caso policial. 'Um corpo na banheira', 'Armadilhas', 'Assassinos de Mulheres', 'Onde está Marisa', 'Morre um milionário', 'Quem matou Madame Blanchard' e 'Retrato de um fantasma' são alguns deles.

 

Ouça aqui o primeiro trecho de 'O estrangulador de Laranjeiras'. Nesse episódio, a atriz Carmem Dolores interpretou a empregada Guiomar. Geraldo Avelar, o papel do comissário. Neida Regina era Alba e Cauê Filho, Djalma. O herói era o inspetor Marques, do Departamento de Polícia Judiciária do Rio de Janeiro. Em outras edições do Teatro de Mistério, o inspetor Marques foi interpretado pelo famoso ator Rodolfo Mayer e o detetive Zito por Gerdal dos Santos, que ainda hoje trabalha na Rádio Nacional.

 

Ouça, no player, o áudio completo do quadro 'O rádio faz história'.

 

O programa Todas as Vozes vai ao ar de segunda a sexta, de 7h20 às 10h, na Rádio MEC AM do Rio de Janeiro, 800 kHz, com apresentação do jornalista, professor e radialista Marco Aurélio Carvalho.



'O rádio faz história': Dalva de Oliveira retorna ao Brasil e enlouquece os fãs

O rádio faz história: escute programa de terror dos anos 40 e 50

Criado em 04/08/2016 - 17:43 e atualizado em 05/08/2016 - 15:34

Mais do programa