Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Homenagem a Capiba, o eclético mestre do frevo

Quadro "O Rádio Faz História" falou de compositor pernambucano que

O quadro "O Rádio Faz História" fez uma justa homenagem, na última segunda-feira (23), a Lourenço da Fonseca Barbosa, o Capiba, um dos maiores nomes da composição musical nordestina e brasileira. Capiba ficou marcado por inúmeros frevos de sucesso e pela valsa "Maria Betânia", gravada por Nelson Gonçalves em 1945.

 

A música acabou tendo uma história curiosa, um ano mais tarde. O cantor Caetano Veloso, ainda criança, insistiu que a mãe, Dona Canô, desse esse nome para a filha que estava para nascer em 18 de junho de 1946. Deu sorte! Mas não foi só a famosa cantora Maria Bethânia que ganhou esse nome. Passou a ser febre no país, surgindo muitas Marias Betânias inspiradas na música de Capiba.

 

Com a colaboração da escritora, jornalista e professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), Rose Esquenazi (www.radionahistoria.blogspot.com.br), acompanhe trechos de alguns sucessos compostos por Capiba, como "Maria Betânia", "É de Amargar" e "Valsa Verde", entre outros, mostrando todo o seu ecletismo e refinamento.

 

Ouça o áudio completo no player acima.

 

O programa Todas as Vozes vai ao ar, de segunda a sexta-feira, de 7h20 às 10h, na Rádio MEC AM do Rio de Janeiro - 800 kHz, com apresentação de Marco Aurélio Carvalho.



Criado em 25/01/2017 - 12:15 e atualizado em 25/01/2017 - 17:05

Mais do programa