Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Dia Mundial da Obesidade tem live sobre gordofobia

Organizada pelo Coletivo de Mulheres da EBC, live ocorre no canal no YouTube do Sindicato dos Jornalistas do DF nesta quinta-feira (4), a partir das 20h30

Viva Maria

No AR em 04/03/2021 - 14:01

Quinta-feira, 4 de março, Dia Mundial da Obesidade! E ao contrário do que se possa pensar, não há nada a comemorar! E se você está aí na maior curiosidade para saber o por quê, não perca a live sobre gordofobia organizada pelo Coletivo de Mulheres da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) no canal YouTube do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do DF (SJPDF), a partir das 20h30. As convidadas são a filósofa feminista e artivista gorda Malu Jimenez, e a jornalista e doutora em Comunicação Social Agnes Arruda.

Elas mantêm uma relação bastante próxima com esse tema até na academia! Malu Jimenez é doutora em Estudos da Cultura Contemporânea pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) e professora.  Malu publicou o livro Lute como uma gorda: gordofobia, resistências e ativismos. Além disso, ela fundou o 1º Grupo de Estudos do Corpo Gordo no Brasil, com perfil no Instagram.

Mara Régia bate um papo também com a jornalista e doutora em Comunicação Social Agnes Arruda, que tem seu trabalho com foco na relação da mídia com a gordofobia. Agnes está, ainda, à frente do projeto Tamanho Grande, que disponibiliza conteúdos em um canal no YouTube, perfil no Instagram e em podcast.

Ouça o que elas têm a dizer sobre o Dia Mundial da Obesidade no player acima.

Malu declarou que a gordofobia mata muita mais que a obesidade.

 

"O Dia Mundial da Obesidade é gordofóbico, porque não leva em consideração que as próprias pessoas gordas sofrem, pensam, sentem ao serem associadas à doença", afirmou.

 

Agnes disse que é preciso repensar como a mídia apresenta os corpos gordos.

 

"A representação midiática dá voz a esse discurso que patologiza os nossos corpos. Apresenta os corpos gordos como doentes, preguiçosos, desprovidos de vaidade, de vontades e das suas subjetividades", analisou.

Live sobre Gordofobia - Dia Mundial da Obesidade

 

 

Criado em 04/03/2021 - 14:17 e atualizado em 04/03/2021 - 14:16 - Episódio Dia Mundial da Obesidade: Nada para comemorar!

Mais do programa