Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Mídia contribui para redução da maioridade penal, afirma jornalista

Suzana Varjão, gerente de qualificação de mídia da ANDI fala ao Viva

No Dia da Mentira, O Viva Maria desta quarta-feira(1) faz questão de dizer umas verdades a respeito da aprovação da constitucionalidade da PEC 171/93, que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos, votada na manhã de ontem (31) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara.

 

Foram 42 votos a favor e 17 contra. E a sensação para as pessoas contrárias à proposta é a mesma daquele inesquecível 7 a 1 entre Alemanha e o Brasil! Contudo, desesperar jamais!

 

A jornalista baiana Suzana Varjão, gerente de qualificação de mídia da ANDI - Comunicação e Direitos, avalia a responsabilidade da mídia, que de forma articulada trabalhou muito em prol dessa PEC.

 

“Só se noticia, só se discute nos meios de comunicação a questão dos adolescentes em conflito coma lei a partir de um evento grave”, afirma Suzana Varjão.


De acordo com a jornalista, a construção da mentalidade vem sendo construída de uma forma que programas fazem enquetes sobre a redução da maioridade penal logo após que um evento extremamente violento, extremamente impactante, envolvendo crianças e adolescentes é noticiado. Desta forma, “não tem como a sociedade brasileira não dizer que é a favor da redução da idade penal”, explica Suzana Varjão.

 

A representante da ANDI ainda alerta para outro aspecto, que a questão da cooptação desses adolescentes para o cometimento de infrações a partir de uma falsa ideia de impunidade. “Eles são instados a não apenas participarem do cometimento de infrações e crimes, mas para assumirem a autoria dessa infrações, ou desses crimes, a partir da mentira que lhes e dito pelo mundo adulto”, afirma.

 

Ouça também: Conselheira do Pará critica proposta de redução da maioridade penal

 

Desde o início da década de 80 as mulheres sabem: têm voz no rádio brasileiro. Com mais de 30 anos dedicados à defesa dos direitos da mulher, o Viva Maria apresenta temas relevantes e entrevistas com personalidades que contribuem para a melhoria da vida da mulher. Em formato de programete, o Viva Maria é presença garantida na programação das Rádios EBC. A apresentação e produção são de Mara Régia.



Criado em 01/04/2015 - 13:29 e atualizado em 01/04/2015 - 11:34

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Mais do programa