Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Mulheres negras apontam desafios no combate à intolerância religiosa

Tema de redação do Enem 2016 foi alerta para reflexão sobre o problema

Coincidências à parte, a data máxima deste mês da consciência negra, o 20 de novembro, Dia de Zumbi dos Palmares, acabou tendo suas comemorações antecipadas. A começar pelo tema de redação da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no último domingo, que este ano escolheu "Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”.

 



Como se isso não bastasse, na última terça-feira (8), foi a vez da Umbanda entrar para a lista de patrimônios imateriais do Rio de Janeiro. Com isso a religião de matriz africana passa a ser reconhecida como patrimônio cultural. Sem dúvida, uma grande conquista nesses tempos de intolerância.

 



Viva Maria faz questão de celebrar essa vitória do sincretismo religioso em nossa país com Vera Baroni, que é exemplo de luta de movimentos negros, advogada e fundadora da Uiala Mukaji que é uma Organização de Mulheres Negras de Pernambuco, criada para defender os direitos humanos em nosso país.

 

 

Nossa saudação a Vera Baroni, do terreiro Ilê Obá Aganju Okaloya.

 

 

Ouça íntegra da entrevista no player acima.

 

Desde o início da década de 80 as mulheres sabem: têm voz no rádio brasileiro. Com mais de 30 anos dedicados à defesa dos direitos da mulher, o Viva Maria apresenta temas relevantes e entrevistas com personalidades que contribuem para a melhoria da vida da mulher. Em formato de programete, o Viva Maria é presença garantida na programação das Rádios EBC. Apresentação e Produção: Mara Régia
 

 

 

 


 



Criado em 11/11/2016 - 14:40 e atualizado em 11/11/2016 - 12:53

Mais do programa