Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Confira a estreia do BBC Proms na MEC FM

Neste primeiro programa, conheça um pouco da história e momentos mais marcantes do festival

BBC Proms

No AR em 22/03/2020 - 12:00

Neste domingo, confira a estreia do BBC Proms, um dos mais famosos festivais de música clássica do mundo. A Rádio MEC, em parceria com a BBC de Londres, irá transmitir, a partir da próxima semana, a edição mais recente do festival, que ocorreu entre julho e setembro de 2019.

Mas, para quem ainda não conhece o BBC Proms, o programa de estreia, que irá ao ar neste domingo (22) ao meio-dia, irá trazer um pouco da história e alguns dos principais momentos deste que é considerado "o maior e mais democrático festival de música clássica do mundo".

Com o objetivo de levar o melhor da música de concerto para o maior número de pessoas possível, o BBC Proms, que antes era chamado de “Henry Wood Promenade Concerts”, foi oficializado em 1895 pelo maestro e compositor Henry Wood. O evento, até hoje, segue fiel à sua proposta original e traz anualmente uma programação de oito semanas dedicada a todos os tipos de público, com palestras, workshops e diversos eventos pela cidade, além dos tradicionais concertos realizados no Royal Albert Hall, no centro de Londres.

A palavra “Prom” é a abreviação de “promenade concert”, que quer dizer, basicamente, “concerto em lugares de passeio”, ou “concertos ao ar livre”. Com o intuito de manter essa atmosfera mais descontraída, o espaço principal do BBC Proms é composto por uma Arena, localizada no centro do auditório, onde o público pode ficar mais próximo dos artistas; e uma Galeria, que fica na parte de cima e tem uma vista privilegiada do palco, e onde as pessoas podem se espalhar e relaxar.

O evento é repleto de obras conhecidas do grande público, além de estreias, peças contemporâneas e de vanguarda, e música antiga.

Criado em 20/03/2020 - 15:28

Mais do programa