Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Na Trilha da História recomenda episódios para a quarentena

Lista inclui temas como a Idade Média e a peste negra, as doenças que praticamente dizimaram os indígenas na Idade Moderna e a Revolta da Vacina

Na Trilha da História

No AR em 09/04/2020 - 12:28

Neste período de distanciamento social, em que muitos professores estão enviando material on-line para os alunos, o Na Trilha da História recomenda alguns episódios relacionados ao aparecimento de doenças infecciosas.

No próximo fim de semana, as emissoras da EBC vão reprisar o programa sobre a Idade Média com o historiador Marcelo Cândido da Silva. Entre os assuntos abordados, está a peste negra, que aterrorizou a Europa a partir do século XIV. O pesquisador é doutor em História Medieval pela Universidade de Lyon, na França, professor da Universidade de São Paulo (USP) e autor do livro “História Medieval”, lançado pela Editora Contexto. Para ouvir, clique aqui.

Foto de bonde virado durante a Revolta da Vacina publicada na revista da semana de 27 de novembro de 1904

 

Outro episódio interessante é o que trata da Revolta da Vacina, a rebelião protagonizada pelos moradores do Rio de Janeiro em 1904 frente à vacinação obrigatória contra a varíola e a reforma do centro da cidade, que desalojou milhares de pessoas. A entrevistada deste programa foi a historiadora Ana Luce Girão, pesquisadora do Departamento de Arquivo e Documentação da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz. Acesse o áudio aqui.

Mais uma dica é o programa sobre o Brasil pré-cabralino, que toca, entre outros assuntos, na questão das doenças trazidas pelos colonizadores europeus que praticamente dizimaram a população indígena. O entrevistado é o jornalista Reinaldo José Lopes, autor do livro "1499 - O Brasil antes de Cabral", lançado este semestre pela editora HarperCollins Brasil. Para ouvir, clique neste link.

Outra sugestão é o episódio com o médico infectologista Stefan Ujvari, autor do livro “A História e suas epidemias”. Na conversa, ele elenca as piores epidemias da história e explica os estragos provocados pelas doenças infecciosas desde os tempos mais remotos até os dias atuais. Para acompanhar o episódio na íntegra, clique aqui. 

Conheça o Na Trilha da História:

 

Confira os horários do programa:

Sábado, 11h: Rádio Nacional FM Brasília 96,1 MHz, com reprise na quinta-feira, às 22h;

Sábado, 11h: Rádio Nacional AM Brasília 980 kHz; com reprise no domingo, às 11h;

Sábado, 6h: Rádio Nacional do Rio de Janeiro 1.130kHz;

Sábado, 7h: Rádio MEC do Rio 800kHz, com reprise no sãbado, às 17h, e no domingo, às 7h;

Quinta, 22h: Rádio MEC FM Rio 99,3 MHz;

Sábado, 13h (horário de Brasília): Rádio Nacional da Amazônia 11.780kHz e 6.180kHz em rede com a Rádio Nacional do Alto Solimões AM 670 kHz, FM 96,1 MHz, com reprise no domingo, às 6h;

Na Trilha da História é apresentado pela jornalista Isabela Azevedo. Sugestões para o programa podem ser enviadas para culturaearte@ebc.com.br.

Os áudios do Na Trilha da História podem ser disponibilizados para retransmissão, sem fins comerciais, por meio da licença Creative Commons CC BY-NC-ND. Esta licença permite que os programas sejam retransmitidos desde que não sejam editados e mantenham o crédito da Rádio Nacional e da Rádio MEC - Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Em caso de interesse, basta enviar um e-mail para culturaearte@ebc.com.br.

Criado em 09/04/2020 - 12:46 e atualizado em 15/06/2021 - 09:46 - Episódio Na Trilha da História - Quarentena

Mais do programa