Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Futuro presidente do TSE, Barroso admite que eleição municipal depende da pandemia

A questão foi levantada nesta quinta-feira, durante sessão virtual que elegeu Roberto Barroso como presidente da corte eleitoral

Repórter Nacional

No AR em 17/04/2020 - 08:12

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Luís Barroso, tomará posse em maio como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). É ele quem vai comandar o processo das eleições municipais de 2020.

Após o anúncio que o proclamou eleito, Luís Roberto Barroso afirmou que o adiamento das eleições já é considerado pelos ministros do TSE por causa da crise instalada pelo novo coronavírus.

De acordo com Barroso, se houver adiamento será por período mínimo. O presidente eleito também destacou que os sete ministros do TSE são contrários a qualquer proposta de cancelamento do pleito para que as eleições para prefeito e vereador sejam realizadas apenas em 2022, casadas com a votação para presidente, governador, senador e deputados.

Uma eventual mudança na realização dessas eleições precisa passar pelo Congresso Nacional. É que a data está prevista na Constituição.

Luís Roberto Barroso substituirá a ministra Rosa Weber. O ministro Luiz Edson Fachin foi eleito vice-presidente da corte.

A eleição para o comando do TSE foi realizada por meio de uma urna eletrônica itinerante que colheu os votos dos sete ministros em seus endereços.

Ouça o Repórter Nacional, 7h, desta sexta-feira (17):


 

Mais destaques dessa edição:

- Nelson Teitch é o novo ministro da Saúde
- Câmara aprova projeto que amplia lista de trabalhadores que podem receber o auxilio emergencial
- Transporte de presos muda em São Paulo por causa da pandemia de coronavírus

Criado em 17/04/2020 - 08:22

Mais do programa