Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Tabatinga completa 39 anos de emancipação em primeiro de fevereiro

Saiba mais sobre a cidade e como ela deixou de ser distrito de Benjamim Constant em 1983

Alô Fronteira

No AR em 31/01/2022 - 15:13

Tabatinga no Amazonas, neste dia 1 de fevereiro de 2022 celebra 39 anos de emancipação política. A cidade foi criada no ano de 1983, de acordo com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município tem 71.317 habitantes censo de 2021.

Para evitar aglomeração por causa da pandemia, a prefeitura de Tabatinga fez uma programação com o hasteamento dos pavilhões em frente a prefeitura com a presença de algumas autoridades.

O historiador de Tabatinga, Luiz Ataíde, conta um pouco da história de como aconteceu a transformação de Tabatinga de distrito de Benjamim para município.

Tabatinga está situada no meio da maior floresta do planeta, na região amazônica, à margem esquerda do Rio Solimões, e faz fronteira com a Colômbia e Peru.

Sendo banhada pelos rios Solimões, Içá, Japurá. Há duas grandes ilhas fluviais próximas: Santa Rosa, no Peru, e Aramaçá, no Brasil.

Tabatinga faz fronteira com a cidade colombiana de Letícia, o único marco limítrofe é um poste com as duas bandeiras, o que faz com que a população local transite livremente entre os dois países como se as duas cidades fossem uma. O acesso mais frequente à Colômbia é pela Avenida da Amizade que começa no Aeroporto Internacional de Tabatinga e termina dentro de Letícia.

O acesso à cidade se dá por barco ou por avião, não existe estradas que unam Tabatinga a Manaus. A viagem fluvial no trecho até a capital consome cerca de três dias e, no trecho contrário, cerca de sete dias.

A população de Tabatinga é composta indígenas e não indígenas, sendo a maior etnia é a Ticuna. 

Criado em 31/01/2022 - 15:13

Mais do programa