O convidado da Semana dos Povos Indígenas nesta edição do Alô Fronteira é o psicólogo Everton da Silva Marques, responsável Técnico do Programa de Atenção Psicossocial e Promoção do Bem-Viver Indígena, do Alto Rio Solimões.
Ele fala sobre a atenção a saúde indígena, de competência do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI-ARS) — com ações e planejamentos à atenção primária diferenciada.
Esclarece, ainda, que a construção das metas, propostas, objetivos, da saúde indígena, é feita com a participação da própria população originária, sendo elas norteadas a realidade de cada aldeia.
A saúde mental está em destaque com atividades orientadas aos indígenas, fortalecendo a inclusão de pessoas com algum tipo de deficiência intelectual em espaços escolares. Mas que também a saúde física e social é integrada a parâmetros de trabalho.
Para ele, a falta de médicos especialistas tarda o progresso intelectual de crianças autistas ou com algum tipo de deficiência.
Everton destaca as dificuldades nos atendimentos em comunidades distantes mas que, com apoio, parcerias e o olhar atento do governo, as ações de saúde têm alcançado a todos. Nos territórios onde não existem médicos, o atendimento é feito por Telemedicina Indígena.
Ouça no player acima.