Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Fernando Cordella explica história do Square Piano Broadwood, de 224 anos

Fabricada na Escócia em 1797, a raridade agora se encontra em Porto Alegre

Antena MEC

No AR em 08/04/2021 - 18:00

A cidade de Porto Alegre abriga hoje um instrumento histórico e importantíssimo para a música mundial: um Square Piano Broadwood original, de 224 anos, desembarcou na capital gaúcha após uma viagem cautelosa de dez meses da Inglaterra para o Brasil. A raridade, que esteve alocada em um castelo escocês e foi trazida para o país pelo colecionador Fernando Abreu, encontra-se conservada nas características principais, apresentando ainda cordas originais. 

Essencial para a história das artes, os Broadwoods integraram a composição e a interpretação de diferentes gênios da música clássica, como Johann Christian Bach, filho de Johann Sebastian, e Ludwig Von Beethoven. Por sua alta relevância, estes pianos estão expostos em importantes museus de Londres e Nova York.

Na edição de quinta-feira (8) do Antena MEC, Sidney Ferreira entrevistou o cravista Fernando Cordella, um dos profissionais mais reconhecidos de sua geração. O artista foi convidado a atuar como uma espécie de tutor da raridade, que chegou ao Brasil no início de 2021.

Ouça a entrevista completa no player acima e conheça a relevância deste instrumento para a história da música mundial. 

Escute o Antena MEC de segunda a sexta, às 18h, na Rádio MEC e MEC FM.

Criado em 09/04/2021 - 16:58

Mais do programa