Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Momento Literário fala sobre a médica e cordelista Paola Tôrres

Katy Navarro destaca a atuação de Paola Tôrres, primeira mulher a ocupar o posto de Presidente da Academia Brasileira de Literatura de Cordel

Antena MEC

No AR em 31/05/2022 - 18:00

Pernambucana, radicada no Ceará, Paola Tôrres é a primeira mulher a ocupar o posto de Presidente da Academia Brasileira de Literatura de Cordel, em 32 anos de história da Academia.

Paola Torres assumiu em 2021 a cadeira cujo patrono era o poeta Manoel Monteiro e foi do músico e cordelista Moraes Moreira. Ela é professora de medicina da Universidade de Fortaleza e da Universidade Federal do Ceará.

Descobriu o cordel ainda criança, quando na estante da casa da avó, encontrou folhetos que foram da bisavó, uma portuguesa que vivia em Caruaru, lugar onde esse tipo de literatura sempre foi muito farto.

O convívio com o cordel despertou a menina Paola para a cultura popular. Ela aprendeu com a mãe o que é mote e rima. Quem oferta um mote, ou tema, pode esperar que o outro faça uma glosa ou poesia.

Junto com a mãe e a parceira Renata Arruda, criaram uma glosa que foi transformada em música gravada por Ney Matogrosso no CD 'Nordeste in natura', todo de ritmos populares nordestinos.

A escrita profissional de cordeis só começou  quando ela passou a lecionar nos cursos de medicina. Em 2010, ela viu a oportunidade de ensinar através do cordel. Em 2016, durante um pós-doutorado, o orientador a incentivou a escrever um livro autoetnográfico. A publicação foi intitulada “Andei por aí – narrativas de uma médica em busca da medicina”.

Paola, que é oncologista, já fez declarações em que afirma que a literatura de cordel ajuda na comunicação com os pacientes, fica mais fácil explicar diagnósticos e tratamentos ou até como são as doenças.

A riqueza das rimas e a descontração do cordel são elementos que auxiliam no diálogo. Paola Tôrres lançou também a obra “Leucemia sem segredo – uma cartilha em cordel” e defende que o médico, antes de tudo, é um humanista, então, a ocupação dela está de acordo com as artes e o desenvolvimento humano.

Com quinze cordeis e três livros publicados, Paola quer dar destaque a outras cordelistas como Maria Baptista das Neves, a primeira mulher a publicar um cordel em 1938.

Paola Tôrres como Presidente da Academia Brasileira de Literatura de Cordel tem desafios pela frente e com seus versos nos desafia a brincar com a poesia do cordel e sentir o valor dessa literatura tão nordestina ,  tão brasileira.

Katy Navarro termina este momento literário com alguns versos de Paola em cordel.

eu agradeço aos leitores
que vão ler esses meus versos
pois muitos são os processos
dos quais somos condutores
nós somos os detentores
de um tipo de maestria
que brota no dia a dia
veloz como o pensamento
é perfeito o casamento
da rima com a poesia

 

Criado em 31/05/2022 - 10:00 - Episódio Momento Literário - Paola Tôrres

Mais do programa