Criado na década de 1950, o Coral Moisés Kawa era dirigido pelo maestro de mesmo nome, um sobrevivente da Segunda Guerra Mundial, e carregava outra denominação, a da Associação David Frischman de Cultura e Recreação (ADAF), entidade sem fins lucrativos localizada em Niterói (RJ), da qual Moisés era colaborador.
Tudo corria bem até que Moisés faleceu, o que provocou a interrupção das atividades do coral durante anos. Mas a ausência do mesmo se tornou tão sentida que gerou um movimento em prol da sua retomada. Assim, por iniciativa de Rolande Fichberg, atual vice-presidente da ADAF, o coral foi retomado em 2001, quando recebeu o nome do seu criador e passou a ser regido pela maestrina Ana Maria Brandão.
Atualmente com 16 componentes - incluindo algumas mulheres que dele fazem parte desde a sua fundação -, o coral é regido nos dias de hoje por Fátima Mendonça, tendo um repertório que privilegia o cancioneiro tradicional judaico, além de canções brasileiras e internacionais. O público carioca poderá apreciar esse repertório de perto na próxima terça-feira (24), quando o coral se apresentará no Forte de Copacabana, como parte da programação deste mês do projeto Música no Museu.
Para saber mais sobre o Coral Moisés Kawa e a apresentação da próxima terça, clique no player acima e ouça a imperdível entrevista do âncora Sidney Ferreira com a regente coral, educadora musical, cantora e preparadora vocal Fátima Mendonça, atual regente da instituição.
Antena MEC, o seu programa cultural de fim de tarde! De segunda a sexta-feira, das 18h às 19h, nas sintonias físicas e digitais das Rádios MEC (em rede também com a FM Cultura de Porto Alegre).
Rádio MEC - Clássica e Atual!