Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Lançamentos nas plataformas digitais dão início aos 100 anos de Dona Ivone Lara

Caetano Veloso, Maria Bethânia, Nelson Sargento e Monarco são alguns dos artistas que participaram das gravações; família da artista reconhece centenário também em 2021

Armazém Cultural

No AR em 27/10/2020 - 15:59

Estão disponíveis nas principais plataformas musicais de streaming as três primeiras faixas da série comemorativa, em formato de fonogramas, do Baú da Dona Ivone, que dá o pontapé inicial pelas comemorações do centenário da cantora e compositora Dona Ivone Lara, no dia 13 de abril de 2022.

Contudo, de acordo com o compositor André Lara, neto da sambista, as comemorações  ocorrerão também em 2021. 

 

"Minha avó nasceu em 1922, entretanto a mãe dela, minha bisavó, precisou aumentar a idade dela em um ano para ingressar no internato do Colégio Orsina da Fonseca, na Tijuca. Sendo assim, a família resolveu comemorar o centenário duas vezes: em 2021 e de maneira oficial, com muitos eventos, em 2022, porque ela merece", esclareceu.

 

O projeto foi idealizado em 2012 pelo cantor, compositor e cavaquinista Bruno Castro, que produziu um álbum de mesmo nome, lançado apenas nas escolas municipais do Rio, com o apoio de curadoria e pesquisa de Beth Carvalho. O músico, que tem parcerias musicais com a Dama do Samba, atuou também como cavaquinista na banda da artista durante 20 anos. Na entrevista ao Armazém Cultural, Bruno contou que serão quatro módulos.

No repertório, sambas inéditos de Dona Ivone - disponíveis nas principais plataformas digitais -, interpretados inicialmente por Beth Carvalho, Áurea Martins e Sombrinha. Os próximos volumes, que serão lançados até abril de 2021, contarão com as participações de nomes como Caetano Veloso, Maria Bethânia, Monarco, Diogo Nogueira, Nelson Sargento, entre outros bambas. 

Tags:  Dona Ivone Lara

Criado em 03/11/2020 - 18:00

Mais do programa