Pelo segundo ano, o Festival de Cinema de Xerém movimenta a baixada fluminense, com exibição de filmes, homenagens e premiações. O evento tem como objetivo possibilitar um intercâmbio para as diversas produções realizadas em todos os Estados brasileiros, além de democratizar e difundir a produção audiovisual de curtas-metragens no Estado do Rio, especialmente na Baixada Fluminense e no território de Duque de Caxias e Xerém.
Este ano, o festival presta homenagem ao ator e diretor Antônio Pitanga e ao presidente do Instituto Zeca Pagodinho, Louiz Carlos da Siva. A programação conta com um total de 20 filmes, além das mostras competitivas, divididas nas categorias Nacional, Baixada e Gospel, com a exibição de 15 curtas-metragens.
O júri é formado por Patrícia Pillar, Vinícius de Oliveira, Klev Soares, Verônica Alvarenga, Marcelo Marão, Sofia Manso, Valdomiro Meireles, Miguel Nagle e Binho Cultura. Todos os vencedores receberão o Troféu Zeca Pagodinho.
O diretor do Festival, Sérgio Assis, ressalta a importância do evento para a cena cultural da Baixada Fluminense e para o intercâmbio entre os estados. O 2º Festival de Cinema de Xerém acontece de 05 a 07 de Junho de 2025, no Espaço Bellogio, que fica na Rua Eneas Rias Frutuoso, n° 198 – Xerém – Duque de Caxias – RJ. Entrada Gratuita. Acompanhe os horários e todos os detalhes da programação no site festivaldexerem.com.br e nas redes sociais @festivaldexerem