O Bate-papo Ponto Com desta segunda-feira (25) debateu a segurança pública na cidade do Rio de Janeiro. Para o presidente do Instituto de Criminalística e Ciências Policiais da América Latina, José Ricardo Bandeira, já era previsível que a violência, mesmo após os grandes eventos realizados na cidade, não iria diminuir.
Segundo ele, o programa das UPPs é mais político do que de segurança pública em si. "Ele foi feito como base para os grandes eventos e nós sabíamos que a médio prazo a questão da segurança pública no Rio de Janeiro iria se deteriorar", afirmou. Para Bandeira, o projeto é interessante, mas a polícia é apenas uma das suas ferramentas. Sua função é quebrar o domínio do território armado e estabilizar a comunidade para o Estado entrar com seus serviços. "Mas isso não acontece. Quando a polícia vai embora volta tudo como era antes, pois o Estado não se faz presente".
Ainda, por telefone, o programa contou com a participação do antropólogo e pesquisador do LAV-UERJ, Coronel Robson Rodrigues, e do historiador e ex-comandante Geral da Polícia Militar do Rio de Janeiro, Ibis Pereira.
Ouça o programa:
O Bate-papo Ponto Com vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 10h, pela Rádio MEC AM Rio.
Se preferir, ouça também o programa, ao vivo, aqui no site da Rádio MEC AM. Curta a página da MEC AM no Facebook.