Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Projeto transforma estudantes de escolas públicas em jovens cineastas

Com selo de escola francesa, iniciativa, pioneira na América latina, leva a sétima arte para escolas de Minas e do Rio

Assinar podcast
No AR em 27/11/2018 - 09:05

Bate-papo Ponto Com desta terça-feira (27) apresenta o projeto Imagens em Movimento, que aproxima o cinema dos jovens de escolas públicas do Rio de Janeiro e Minas e Gerais. Pioneira na América Latina, a iniciativa integra a rede internacional “Cinema, cem anos de juventude”, da Cinemathèque Française.

Cadu Freitas recebe Yasmim Salles e Ana Dillon

Atualmente, a rede conta com cineastas, estudantes e professores de 14 países em 4 continentes. Em seu evento anual, realizado em junho deste ano na França, duas alunas brasileiras, representaram o país com filme sobre escravos filmado no Horto, bairro da Zona Sul do Rio.

Para falar sobre o projeto, Cadu Freitas recebeu no estúdio da Rádio MEC Ana Dilon, que durante mestrado na França teve a ideia de desenvolver o projeto no Brasil e desde 2010, por meio da Lei Rouanet e da Lei do ISS, leva a arte de fazer cinema para os estudantes cariocas e mineiros.

O programa também contou com a participação de Yasmim Salles de 12 anos, aluna de Ana e moradora da Rocinha, representante brasileira da reunião realizada em Paris este ano. Yasmim também é produtora e atriz de 3 filmes elaborados na escola, que tratam de temáticas polêmicas e importantes, como a gordofobia, bullying, preconceito e escravidão.

Bate-papo vai ao ar de segunda a sexta, às 9 horas, pela Rádio MEC. Ouça o programa no player acima. Se preferir, acompanhe a programação, ao vivo, aqui no site da Rádio MEC AM.

Criado em 27/11/2018 - 14:20