Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

BBC Proms apresenta o oratório A Criação, de Haydn

Confira a primeira parte desta obra apresentado em 29 de julho de 2019 no Royal Albert Hall, em Londres

BBC Proms

No AR em 04/10/2020 - 12:00

Neste domingo (4), confira mais uma edição do BBC Proms, o maior festival de música clássica do mundo. O programa traz o oratório “A Criação”, de Haydn, apresentado em 29 de julho de 2019 no Royal Albert Hall, em Londres. 

A obra-prima Die Schöpfung (A criação) foi composta após a primeira visita de Haydn à Inglaterra. Ele havia se inspirado nos famosos oratórios de Handel e recebeu este novo e intrigante libreto, baseado no Livro de Gênesis e no poema Paraíso Perdido, de John Milton. Quando voltou para casa, Haydn deu o libreto ao rico entusiasta da música Gottfried van Swieten, que o encurtou e traduziu para o alemão. 

O maestro desta apresentação é o israelense Omer Meir Wellber, que conduz os artistas ao mesmo tempo em que toca o cravo, na primeira parte da obra, e um fortepiano, na segunda e terceira partes. Ele fez questão de enfatizar o elemento dramático deste oratório, fazendo com que soasse como uma “ópera com baixo contínuo”. 

Portanto, haverá uma sensação de uma jornada pelos dias da Criação, em termos de cores instrumentais e também de história. Esse oratório de Haydn é estruturado em três partes: A primeira, que será apresentada nesta edição do programa, trata dos quatro primeiros dias da Criação e do aparecimento da luz, terra, mar, vida vegetal e corpos celestes. A interpretação é dos solistas Sarah-Jane Brandon (soprano), Benjamin Hulett (tenor) e Christoph Pohl (barítono), acompanhados pela Orquestra Filarmônica e o Coro Jovem do BBC  Proms, com o maestro Omer Meir Wellber no cravo e regência.

Criado em 02/10/2020 - 16:00

Mais do programa