Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

BBC Proms traz "Réquiem", de Wolfgang Amadeus Mozart

Confira a apresentação do Coro e Orquestra Nacional da BBC do País de Gales, sob a regência de Nathalie Stutzmann

BBC Proms

No AR em 08/11/2020 - 12:00

Neste domingo (8) confira mais uma edição do BBC Proms, o maior festival de música clássica do mundo! O programa segue com o concerto realizado em 7 de agosto de 2019, no Royal Albert Hall, em Londres. Para esta edição, os 150 cantores do Coro Nacional do País de Gales se juntaram à Orquestra da BBC para o grandioso "Réquiem", de Wolfgang Amadeus Mozart. 

Um fato interessante nesta apresentação é que os solistas e o coro se apresentaram de memória, sem olhar as partituras. Isso fez com que o público pudesse captar todas as nuances da obra, tanto no aspecto técnico quanto emocional. 

Muitos já devem conhecer todas as histórias, verdadeiras ou não, que cercam a última grande obra de Mozart. Segundo os dados históricos, o que é certo é que uma missa de réquiem foi encomendada a Mozart pelo viúvo da condessa von Walsegg, em 1791. O compositor morreu antes que a missa fosse concluída, mas a viúva de Mozart providenciou para que amigos e alunos terminassem e entregassem a comissão.  

Dividida em cinco seções, o "Réquiem" de Mozart possui uma escrita coral fiel à tradição da igreja, com fortes referências a Johann Sebastian Bach. Segundo a maestrina francesa Natalie Stutzmann, as vozes solistas desta obra geralmente surgem com algum acompanhamento, e algumas partes para quarteto vocal lembram a escrita operística. Ao longo desta missa de réquiem de Mozart, a escrita dramática é clara, desde o intenso drama do “Dies irae” até as cordas de suspiro de “Lachrymosa”.

 

Tags:  Mozart

Criado em 05/11/2020 - 14:41

Mais do programa