Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Confira Nathalie Stutzmann e a Orquestra Nacional da BBC do País de Gales

No programa, obras de Brahms e Wagner apresentadas em agosto de 2019, no Royal Albert Hall, em Londres

BBC Proms

No AR em 01/11/2020 - 12:00

Neste domingo (1º), confira mais uma edição do BBC Proms, o maior festival de música clássica do mundo! O programa traz um concerto com a Orquestra Nacional da BBC do País de Gales, gravado em 7 de agosto de 2019, no Royal Albert Hall, em Londres. 

O mundo da música na Europa Central na segunda metade do século XIX estava claramente em conflito. De um lado, estava Brahms, que muitas vezes foi taxado de conservador por Liszt e seus colegas de Weimar, que queriam se afastar da forma sinfônica convencional. Enquanto isso, o genro de Liszt, Richard Wagner, estava desenvolvendo uma nova linguagem na ópera, o que reforçava ainda mais essa oposição de estilos. Já a grande amiga de Brahms, Clara Schumann, condenou a ópera de Wagner, dizendo que “Tristão e Isolda” era "a coisa mais repugnante que já havia visto ou ouvido em sua vida". Liszt, por outro lado, disse que ficou impressionado pela obra. 

No final, não tem como dizer qual lado prevaleceu, já que, tanto o convencional Brahms quanto o revolucionário Wagner ainda são extremamente seguidos e admirados nos dias de hoje. A seleção musical deste programa da BBC Proms trouxe duas obras com estilos bem distintos, porém com um humor bem semelhante: O "Prelúdio" e "Morte de Amor", da ópera "Tristão e Isolda", de Wagner, e a "Abertura Trágica", de Brahms. 

As duas obras se encaixam no tema "vida e morte" deste programa da BBC Proms, que foi apresentada em 7 de agosto de 2019, no Royal Albert Hall, em Londres, pela Orquestra Nacional da BBC do País de Gales, sob a regência de Nathalie Stutzmann.

Criado em 30/10/2020 - 10:20

Mais do programa