Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Ouça Joshua Bell no BBC Proms

Programa traz obras de Dvorak e Smetana apresentadas pela Orquestra Sinfônica de Bamberg e o violinista Joshua Bell

BBC Proms

No AR em 02/08/2020 - 12:00

Neste domingo (02) confira mais um BBC Proms, o maior festival de música clássica do mundo! O programa traz a apresentação da Orquestra Sinfônica de Bamberg e o maestro Jakub Hrůša, que interpretam um repertório totalmente tcheco, com obras de Dvorak e Smetana.

A obra central do programa é o Concerto para Violino, de Dvorak, que foi interpretado nesta edição do BBC Proms pelo consagrado violinista Joshua Bell

Dvorak tinha 34 anos quando conheceu Brahms e, logo depois, o violinista Joseph Joachim. Tendo estreado o Concerto para Violino de Brahms em 1879, Joachim pediu a Dvorak um trabalho semelhante. Cheio de confiança após o sucesso internacional de suas danças eslavas, Dvorak levou apenas três meses para terminar a comissão. Ele enviou a Joachim o trabalho completo, que o devolveu recomendando numerosas alterações. Joachim era um tradicionalista e, por isso, ficou bastante desconcertado com a forma não convencional do concerto de Dvorak. A revisão do concerto durou cerca de quatro anos para ser concluída e a estreia ocorreu somente em Praga, e não com Joachim, mas com o violinista tcheco Frantisek Ondricek. 

Para interpretar este grandioso concerto de Dvorak, o BBC Proms reuniu o violinista Joshua Bell e o maestro Jakub Hrůša. Para quem não sabe, a primeira vez que Bell tocou uma obra de Dvorak foi sob a batuta de Hrůša. O concerto também é marcado pelo encontro de Joshua Bell e a Orquestra de Bamberg, grupo com o qual ele tocou no início de sua carreira, há cerca de 30 anos. 

Tags:  Joshua Bell

Criado em 29/07/2020 - 16:16

Mais do programa