Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

O Concerto Gregoriano, de Respighi, é o destaque do BBC Proms

O programa segue com o concerto realizado em 4 de agosto de 2021, com a violinista Sayaka Shoji, a Orquestra Filarmônica Real do Reino Unido e o maestro Vasily Petrenko

BBC Proms

No AR em 29/06/2022 - 00:00

O programa BBC Proms desta quarta-feira (29) segue com o concerto realizado em 4 de agosto de 2021, com a violinista Sayaka Shoji, a Orquestra Filarmônica Real do Reino Unido e o maestro Vasily Petrenko interpretando obras de Respighi e Ysaÿe. 

 

Este concerto destaca obras de alguns compositores que se inspiraram na música antiga, mais precisamente do período medieval ao barroco. Um famoso exemplo é o “Concerto gregoriano”, de Ottorino Respighi, que será apresentado no programa. 
A sugestão da esposa de Respighi para que ele explorasse o canto gregoriano teve um impacto duradouro em sua produção: a partir de 1920, elementos da música medieval aparecem em quase todas as suas composições. Foi no caráter arcaico e austero do canto gregoriano que Respighi reconheceu o potencial inovador, para muito além das composições atonais em voga. Enquanto contemporâneos como Vaughan Williams usavam melodias folclóricas como base para uma nova linguagem musical, Respighi faz algo semelhante com o uso do cantochão, que ele integrou alegremente em seu Concerto para violino.

A obra traz uma orquestração bastante complexa, e as partes do instrumento solista funcionam como um diálogo com a orquestra. Vale ressaltar que Respighi era muito viajado, e sua música combina a orquestração russa de seu professor Rimsky-Korsakov, com um toque de harmonia francesa, unido ao contraponto alemão “à la Richard Strauss”.

A obra foi apresentada pela violinista Sayaka Shoji  (fazendo a sua estreia no BBC Proms), a Royal Philharmonic Orchestra, sob a regência de Vasily Petrenko. 

O BBC Proms vai ao ar nesta quarta-feira, à meia-noite, na MEC FM.

Criado em 22/06/2022 - 00:00

Mais do programa