Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Obras de Vaughan Williams e Mendelssohn, no BBC Proms

O programa traz o concerto realizado em 4 de agosto de 2021, no Royal Albert Hall, de Londres

BBC Proms

No AR em 22/06/2022 - 00:00

Nesta quarta-feira (22) confira mais um BBC Proms, o maior festival de música clássica do mundo! O programa traz o concerto realizado em 4 de agosto de 2021, no Royal Albert Hall, de Londres, com a Orquestra Filarmônica Real do Reino Unido, acompanhada por seu novo Diretor Musical Vasily Petrenko, interpretando obras de Vaughan Williams e Mendelssohn. 

 

Um dos principais focos desta temporada de 2021 do BBC Proms foram os compositores que se inspiraram em obras dos períodos mais antigos, como o Renascimento e o Barroco.

É o caso do compositor Vaughan Williams, que, quando estava editando o Hinário Inglês no início dos anos 1900, se deparou com um cenário assombroso que Thomas Tallis havia feito do salmo métrico "Why fum'th in fight?". Alguns anos depois, ele o usou como base de sua “Fantasia sobre um tema de Thomas Tallis”, no qual funde a música e a canção folclórica inglesa com a influência sobre ele de compositores como Debussy e Ravel. A escrita para cordas, com suas camadas espaciais de quarteto de cordas e duas orquestras de cordas, foi perfeita para sua primeira apresentação na Catedral de Gloucester. O crítico do Times, na época, foi um dos poucos que percebeu a importância desta Fantasia. Ele escreveu: “A obra é maravilhosa porque parece elevar a pessoa a alguma região desconhecida do pensamento e sentimento musical. Ao longo de seu curso, nunca se sabe ao certo se está ouvindo algo muito antigo ou muito novo... está cheio de visões.'

Além desta “Fantasia sobre um tema de Thomas Tallis”, de Vaughan Williams, a Royal Philharmonic Orchestra, sob a regência de Vasily Petrenko, interpretaram também a Quinta Sinfonia”, também conhecida como “Sinfonia da Reforma”, de Felix Mendelssohn.

 

O BBC Proms vai ao ar nesta quarta-feira, à meia-noite, na MEC FM.

Criado em 18/06/2022 - 18:33

Mais do programa