Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Professor fala sobre o preconceito contra indígenas no Alto Solimões

Reginaldo da Silva reflete sobre as implicações do Dia Internacional contra a Discriminação Racial

Boa Noite Solimões

No AR em 24/03/2023 - 16:16

O professor Reginaldo Conceição da Silva, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), campus Tabatinga e pesquisador do NESAM e Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia, participou do programa Boa Noite Solimões para falar de suas vivências como professor negro e do preconceito que ainda existe na sociedade.

No Dia Internacional contra a Discriminação Racial, o professor refletiu sobre o preconceito na sociedade. "Imaginemos que o preconceito, enquanto instalado dentro das instituições públicas ele precisa ser combatido porque afeta a saúde mental, a integridade física, a liberdade de ideias, de pensamento, de credo", observa. "Então afeta em várias dimensões, inclusive na dinâmica econômica, na dinâmica cultural."

Ele alerta ainda para o preconceito sofrido pelos povos indígenas da região do Alto Solimões. "Inicia pelo não reconhecimento oficial das suas línguas", pondera o professor. "É necessário a Prefeitura Municipal e a Câmara dos Vereadores oficializar essas línguas indígenas que nós temos aqui na cidade."

Por outro lado, em alguns eventos existe um respeito especial por essas culturas, defende.  "São as festividades que envolvem a Onça Preta e a Onça Pintada, ali mostra integração, ali mostra valorização."

Ouça a entrevista completa no player acima. 

 

 

Criado em 24/03/2023 - 16:16

Mais do programa