Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Irrigação inteligente promete evitar desperdício

Consórcio entre Brasil e União Europeia vai desenvolver projeto com uso da inteligência artificial

Brasil Rural

No AR em 06/09/2017 - 14:21

A parceria entre Brasil e União Européia promete desenvolver pesquisas para projetos de irrigação inteligente. A ideia é que tudo esteja conectado como acontece com vários eletrodomésticos já ligados à internet. Para falar mais sobre o projeto, o programa conversou com o professor da Universidade Federal do ABC (UFABC) e pesquisador da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), Carlos Kamienski

Irrigação

Com a nova solução, pretende-se utilizar a inteligência artifical com mais precisão na aplicação da água para obter maior produtividade e evitar desperdícios. No Brasil, o SWAMP fará a aplicação de projetos-piloto em dois tipos de irrigação.

Na região de Matopiba, que compreende os estados do Maranhão, Tocantis, Piauí e Bahia, será aplicado um projeto de pivô central ligado a sensores inteligentes, nas culturas de soja e algodão.

Já na Vinícola Guaspani, em Espírito Santo do Pinhal, no estado de São Paulo, um piloto do SWAMP será testado em técnicas de gotejamento na produção de vinhas.

Acompanhe a entrevista no  player

Brasil Rural vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 5h, pela rádio Nacional AM Brasília e na rádio Nacional do Alto Solimões aos sábado ás 5 h e às 7h pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.

*Com informações da RNP

Criado em 06/09/2017 - 14:52

Mais do programa