Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Brasília recebe o I Fórum Distrital de Mudanças Climáticas

Evento, que acontece entre os dias 28 e 29 de novembro, pretende discutir uma governança para o clima

Brasil Rural

No AR em 29/11/2017 - 12:40

Brasília sedia entre os dias 28 e 29 de novembro, o I Fórum Distrital de Mudanças Climáticas. O evento reunirá representantes da sociedade civil e do governo para debater sobre ações e uma governança para o clima no Distrito Federal. Para falar mais sobre o evento, conversamos com a subsecretaria de Serviços Ecossistêmicos da Secretaria do Meio Ambiente do DF, Nazaré Soares, que explica melhor as propostas para 2018.

Ouça a entrevista completa:

Ela argumentou que, apesar de as mudanças climáticas serem um problema global, agir localmente é imprescindîvel. "Se os governos locais, a população local, não se mobilizar para esse enfrentamento as soluções não vão acontecer de forma global". Mesmo porque, completa Nazaré, cada lugar terá uma forma diferente de responder ao problema. 

No caso do Distrito Federal, ela identifica três principais fontes de emissão de gases de efeito estufa. "Primeiro grande emissor é a veicular, a enorme frota de veículos contribui, contribui com quase 50% das emissões. Em segundo lugar nós temos as indústrias de cimento e em terceiro lugar as emissões do lixão da Estrutural", enumera. Nazaré enfatiza, ainda, a importância central da participação da população. 

"As pessoas precisam compreender duas coisas: a primeira é que ela tem que se interar sobre os assuntos relacionados a Mudanças Climáticas e que o problema não é uma invenção de cientista", alerta. "A segunda coisa é que vamos precisar mudar hábitos, mudar nosso padrão de consumo".

A programação do evento será dividida em três eixos temáticos: mudanças climáticas, cenários e alternativas de adaptação; emissões de gases de efeito estufa do DF e opções de mitigação; e governança climática. A ideia  é consolidar o fórum como instituição permanente.

Brasil Rural vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; e sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.

Criado em 29/11/2017 - 13:02

Mais do programa