Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Enfezamento causa danos no cultivo do milho

Especialista indica medidas preventivas e explica que o problema não tem cura

Brasil Rural

No AR em 18/04/2018 - 09:23

No Brasil Rural desta quarta-feira (18) o pesquisador da Embrapa Cerrados, Charles Martins, fala sobre o enfezamento, que são tipos de doenças que ocorrem no milho.

Os enfezamentos são causadas por dois microrganismos semelhantes a bactérias, o espiroplasma e o fitoplasma, que são trasmitidas por insetos que se alimentam de milho.

De acordo com o pesquisador, no Brasil, o enfezamento é transmitido pelo inseto cigarrinha do milho que, no processo de succão da seiva da planta deixa a saliva, transmitindo o microrganismo.

O problema causa grandes danos nas lavouras, especialmente nas áreas quentes do País. As regiões com maior incidência de enfezamento são o oeste da Bahia, o sudoeste de Goiás, o Triângulo Mineiro e o noroeste de Minas Gerais.

Segundo o pesquisador, “Combater o inseto é uma parte da estratégia. Não existe nenhuma medida que seja 100% eficiente. Outra coisa que tem que ficar clara para o produtor, é que não existe medida que a gente chama de cuidativa". 

O especialista indica aos agricultores medidas preventivas para o controle dessas doenças. Em localidades com alta incidência de enfezamento e de cigarrinhas, ele recomenda até a interrupção temporária do cultivo do milho.

O Brasil Rural vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM BrasíliaNacional da Amazônia.

Ouça a entrevista na íntegra no player abaixo:

Criado em 18/04/2018 - 09:32

Mais do programa