Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Erva-mate gera 82 milhões de dólares para o Brasil

Roberto Ferron fala sobre a cultura do mate e sua cadeia produtiva

Brasil Rural

No AR em 02/05/2018 - 10:04

A produção de erva-mate está ligada à cultura do Rio Grande do Sul, em especial a do município Ilópolis, a cidade da erva. Para falar sobre o assunto, o Brasil Rural conversa com o diretor executivo do Instituto Brasileiro de Erva Mate (Ibramate), Roberto Ferron.

Ouça a entrevista no player abaixo:

 

Com 4.200 habitantes, o município tem sete mil hectares de erva-mate cultivados, com 800 produtores.

Chamada “planta da vida”, o coordenador explica que a erva tem 192 princípios ativos. Entre os benefícios, estimula a circulação e diminui o colesterol ruim.

No Brasil, a cadeia produtiva movimenta 180 mil produtores, que cultivam 77 mil hectares de erva-mate, distribuídos em 486 municípios do sul do país e no Mato Grosso do Sul. Gera 700 mil postos de trabalhos e uma renda de 1,4 bilhão de reais.

A planta também é exportada para 39 países, gerando 82 milhões de dólares para o Brasil. O principal importador é o Uruguai, seguido de Estados Unidos, Chile e Alemanha.

Roberto também falou sobre a criação da Política Nacional da Erva-mate.

O Brasil Rural vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio de Janeiro; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.

 

Criado em 02/05/2018 - 10:30

Mais do programa