A produção de erva-mate está ligada à cultura do Rio Grande do Sul, em especial a do município Ilópolis, a cidade da erva. Para falar sobre o assunto, o Brasil Rural conversa com o diretor executivo do Instituto Brasileiro de Erva Mate (Ibramate), Roberto Ferron.
Ouça a entrevista no player abaixo:
Com 4.200 habitantes, o município tem sete mil hectares de erva-mate cultivados, com 800 produtores.
Chamada “planta da vida”, o coordenador explica que a erva tem 192 princípios ativos. Entre os benefícios, estimula a circulação e diminui o colesterol ruim.
No Brasil, a cadeia produtiva movimenta 180 mil produtores, que cultivam 77 mil hectares de erva-mate, distribuídos em 486 municípios do sul do país e no Mato Grosso do Sul. Gera 700 mil postos de trabalhos e uma renda de 1,4 bilhão de reais.
A planta também é exportada para 39 países, gerando 82 milhões de dólares para o Brasil. O principal importador é o Uruguai, seguido de Estados Unidos, Chile e Alemanha.
Roberto também falou sobre a criação da Política Nacional da Erva-mate.
O Brasil Rural vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio de Janeiro; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.