Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Pesquisadores brasileiros descobrem super cola feita com bagaço da cana

Patenteada este ano, cola sustentável poderá ser registrada no exterior em 2019

Brasil Rural

No AR em 19/07/2018 - 12:33

O Brasil Rural desta quinta-feira (19) volta a falar sobre o potencial da cana-de-açúcar. É que pesquisadores do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) descobriram uma super cola feita com bagaço de cana.

Patenteada este ano, a primeira cola sustentável brasileira poderá ser registrada no exterior em 2019. Em entrevista ao programa, a pesquisadora do Laboratório Nacional de Nanotecnologia do CNPEM, Rubia Gouveia, diz que foi possível gerar um valor agregado a um resíduo que seria, naturalmente, descartado.

"Eu utilizo a nanocelulose como matéria-prima de reforço nesses materiais. Então, durante a preparação desses materiais a gente percebeu que ele tinha uma consistência bastante pegajosa. Porque durante a preparação ele grudava na hélice de homogeinização, grudava no frasco tanto de plástico quanto de vidro, aí eu decidi partir para essa parte de adesivos. Era uma coisa que eu não estava na hora procurando, mas a gente encontrou por acaso essa propriedade interessante", esclarece a pesquisadora.

 

Segundo a especialista, o próximo passo é licenciar a tecnologia para alguma empresa que tenha interesse na produção. 

Ouça a entrevista no player abaixo:


O Brasil Rural vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.

Criado em 19/07/2018 - 13:09

Mais do programa