Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Café produzido em sistema de agrofloresta conquista prêmios e o mercado mundial de cafés gourmets

Entre as bebidas mais apreciadas está o café Jacu, cujos grãos são selecionados por essa ave quase em extinção no Brasil

Brasil Rural

No AR em 13/12/2018 - 08:08

Apesar de o Brasil ser o maior produtor e exportador de café do mundo, quando se fala na qualidade do grão, é a Colômbia que se destaca. Para falar sobre cafés especiais, o Brasil Rural desta quinta-feira (13) entrevista Henrique Sloper Araújo, proprietário da fazenda Camocim, no Espírito Santo, que produz grãos de alta qualidade. "A diferença nossa para outros projetos de café Brasil afora é que a gente utiliza a agrofloresta como área de produção", detalha.    

O café Jacu, produzido na propriedade de Henrique, é um café de excelência, orgânico e biodinâmico. Os grãos são escolhidos e ingeridos pelos pássaros jacus, que habitam a propriedade, e, após passarem pelo trato intestinal e serem expelidos pela ave, são catados e limpos. "O Jacu é um selecionador de café”, explica o especialista, apontando que a seleção feita pela ave é a grande chave para a qualidade do café. 

Henrique fala, ainda, sobre o crescimento do mercado dos cafés especiais no Brasil. Segundo ele, o mercado do café convencional cresce 3% ao ano, enquanto o de cafés especiais, 15%. 

Ouça a entrevista completa:

 

Brasil Rural vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.

Tags:  café

Criado em 13/12/2018 - 08:26

Mais do programa