Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Tecnologia agiliza o processo de classificação do café

Batizada de CoffeeClass, ferramenta desenvolvida pela Embrapa analisa a qualidade global do grão de café

Brasil Rural

No AR em 05/12/2018 - 08:46

Nesta quarta-feira (5), o Brasil Rural entrevista Ednaldo Ferreira, pesquisador da Embrapa Instrumentação, que fala sobre a tecnologia usada para agilizar o processo de classificação do café.  

De acordo com o pesquisador, a CoffeClass é uma ferramenta que analisa a qualidade global do café. "O que o CoffeeClass faz é imitar o processo que a Associação Brasileira da Indústria do Café tem feito, que é dividir a qualidade do café em classes: gourmet, para café de altíssima qualidade; superiortradicional ou extraforte; e cafés não recomendados para consumo. O que o Coffee Class faz hoje é, a partir do pó, atribuir essa classe de qualidade. Estamos tentando evoluir a tecnologia para que se aproxime mais do degustador.”

Segundo ele, a tecnologia vai auxiliar nas diversas etapas do café em que o profissional não pode estar presente, desde a produção até o consumidor. Por exemplo, quando o grão sai do campo, o produtor pode saber da qualidade do café usando o coffe class, para testar a qualidade da produção e saber se o café é de alto padrão. E, na outra ponta, o consumidor que está em uma cafeteria ou em uma loja especializada, pode saber se o produto que está adquirindo tem qualidade.

Ouça a entrevista no player abaixo:


 

Tags:  café

Criado em 05/12/2018 - 08:53

Mais do programa