Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Saiba como é feita a produção de cogumelos

Mercado em crescimento, o cultivo de cogumelos pode ser desenvolvido em pequenos espaços

Brasil Rural

No AR em 25/02/2019 - 09:15

O Brasil Rural desta segunda-feira (25) entrevista Fábio Gonçalves, produtor do Distrito Federal que fala sobre o cultivo de cogumelos. Ele atualmente produz três variedades de cogumelos: Hiratake, Salmão e Hering.

Gonçalves conta que já consumia cogumelos, e mas se interessou mais por eles depois de viver em São Paulo e em outros países da Ásia, onde o consumo é bastante alto. Quando o produtou assumiu uma propriedade da família, ele viu a possibilidade de produzir cogumelos. No cultivo, ele tenta reproduzir de forma artificial o ambiente que as espécies crescem naturalmente.

O produtor explica que os cogumelos degradam troncos na natureza. Na produção comercial, um tronco artificial é preparado com condições ideais para o crescimento dos cogumelos, com materiais como grama, bagaço de cana e farelo de arroz. Depois, o substrato é contaminado com o fungo que quer que cresça ali. Após a contaminação, surgem os fungos, que, com controle, frutificam e viram cogumelos.

 

Fábio cita que a maior vantagem da produção de cogumelos é que ela pode ser feita em espaços pequenos. Por outro lado, é preciso investimento em infraestrutura. Outra desvantagem é que a matéria-prima está mais centralizada em São Paulo e no Paraná.

De acordo com ele, o cogumelo tem sido cada vez mais consumido por pessoas que estão mudando a dieta, em busca de uma alimentação mais saudável, e também por aquelas que estão deixando de comer carne. Fábio chama a atenção para o cogumelo tipo Hiratake, que, segundo ele, tem mais proteína que a carne vermelha.

 

Ouça a entrevista no player:

Brasil Rural vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.

Tags:  cogumelos

Criado em 25/02/2019 - 09:39

Mais do programa