Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Pesquisador fala sobre técnica do plantio direto

O Plantio Direto ajuda na dispersão de plantas daninhas e promove a rotação de culturas

Brasil Rural

No AR em 21/02/2019 - 08:50

O Brasil Rural entrevistou Luiz Adriano Maia Cordeiro, Pesquisador da Embrapa Cerrados, que fala da técnica, das vantagens e da dinâmica do plantio direto.

Segundo o pesquisador, no plantio direto o primeiro passo é eliminar o preparo intensivo do solo, evitando arados, deixando o solo coberto o ano todo. Esse sistema de plantio direto, é baseado na rotação de culturas, trazendo grande benefício ao combate de plantas daninhas.

O plantio direto, já vinha sendo utilizado desde os anos 40 na Europa e nos Estados Unidos. No Brasil, chegou aproximadamente nos anos 70. E com os problemas de erosão fez com que, os agricultores brasileiros, buscassem maiores informações, tornando o sistema ainda mais evoluído.  

Ele chama a atenção para outro ponto importante é que a evolução do plantio direto, que passa pelo aumento da adoção do sistema de integração lavoura-pecuária, fazendo uso da mesma área, e ao longo do tempo, o agricultor expande mais ainda o potencial do uso dessa tecnologia, agregando valor e rentabilidade ao sistema de agricultura. 

“Quando você passa a adotar o plantio direto, você promove menor dispersão de ervas daninhas", explica. "E como o plantio direto é baseado na rotação de culturas, você deve ter sempre o campo vegetado. Essa dinâmica também é um grande beneficiador no combate de plantas daninhas, no controle da erosão, além de aumentar a qualidade física-química-biológica do solo”, ressalta.

Ouça a entrevista no Player abaixo:

Brasil Rural vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.

Criado em 21/02/2019 - 09:30

Mais do programa