Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Em Rondônia, indígenas recebem apoio para produção de café de alta qualidade

Projeto de transferência de tecnologia valoriza o café da Amazônia e a agricultura indígena

Brasil Rural

No AR em 08/05/2019 - 06:57

Enrique Alves, pesquisador da Embrapa Rondônia, conversa com o Brasil Rural nesta quarta-feira (08) sobre um projeto de transferência de tecnologia que ajuda indígenas a produzir café de alta qualidade.

Ouça a entrevista no player abaixo:

 

O pesquisador explicou que o intuito do projeto é tirar os indígenas da produção convencional e transformá-los em produtores de café especial.

Em relação à transferência de tecnologia atrelado à cultura indígena, ele afirmou que as tribos se mostraram atentas e abertas às mudanças de protocolos para trazer mais qualidade à produção.

Enrique falou que a produção de café se adequa ao ambiente florestal. Segundo ele, essa cultura pode ser plantada de forma intercalada e o seu rendimento é maior para pequenas áreas de plantio.

 

"É um cultura que é muito amiga da floresta e pode ajudar até na sua preservação", afirmou.

 

As parcerias público-privadas ajudam a fomentar e ampliar o número de pessoas atendidas. De fevereiro de 2018, quando começou o projeto, até agora já são 130 famílias participando.

 

"A beleza desse projeto está não só em promover melhoria na qualidade de vida dos indígenas... Eles querem empreender, eles querem ter capacidade de compra, realização e necessidade de saúde", destacou.

 

Brasil Rural vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.

Criado em 08/05/2019 - 07:56

Mais do programa