Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Alto custo da cabotagem limita o crescimento da navegação no Brasil

Grupo de estudo prepara projeto de lei para alterar a legislação vigente sobre o serviço

Brasil Rural

No AR em 20/09/2019 - 07:42

O Brasil Rural desta sexta-feira (20) entrevistou Luiz Antonio Fayet, consultor em logística e infraestrutura da Confederação Nacional da Agricultura - CNA  sobre a chamada cabotagem, que é a navegação entre portos do mesmo país.

Ouça no player abaixo:

A cabotagem obedece à legislação brasileira, enqunato a navegação entre países, chamada de longo curso, é regida por normas internacionais. Segundo Luiz Antonio, este é um dos motivos que faz o serviço ser tão caro no Brasil.     

"O longo cruso é como se fosse um paraíso fiscal, não tem tributação, tudo é barato, se compra o navio onde quiser. Na cabotagem, as empresas brasileiras de navegação são vítimas de uma lei que obriga elas a comprarem navios brasileiros, que são muito mais caros e que levam muito mais tempo para serem feitos", disse. 

 

Fayet informou que desde 2005 a CNA, junto ao Ministério da Agricultura, trabalham para a reformulação da lei. E que, recentemente, foi criado um grupo para estudar a questão. A previsão é que em outrubro esteja disponível um Projeto de Lei para ser apresentado ao Congresso Nacional.

O Brasil Rural vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.

Criado em 20/09/2019 - 08:59

Mais do programa