Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Pesquisa apresenta alimentos marinhos enriquecidos com resíduos dos pescados

Em relação à tilápia, em torno de 60 a 70% do pescado é resíduo

Brasil Rural

No AR em 26/09/2019 - 06:41

Bartolomeu de Souza, professor e coordenador da pós graduação em Engenharia de Pesca da Universidade Federal do Ceará (UFC), fala ao Brasil Rural da pesquisa sobre alimentos marinhos enriquecidos com resíduos dos pescados.

Ouça no player abaixo:

 

A ideia da pesquisa surgiu com o aumento da produção da psicultura nacional.  A Associação Brasileira de Piscicultura em 2018 estimou que a produção de tilápia chegou a 400 mil toneladas. 

 

"Se a gente pensar que em torno de 60 a 70% é resíduo, então a gente vai gerar pouco mais 200 mil toneladas de resíduos só do ano passado. Então a gente levantou a hipótese do que fazer com esse resíduo", esclareceu.

 

Ele explicou que os resíduos hoje já são reaproveitados como ração, óleo e outros. Os pesquisadores desenvolveram uma biomólecula para devolver ao pescado e melhorar a qualidade da carne.

O Brasil Rural vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.

Tags:  pescado

Criado em 26/09/2019 - 11:23

Mais do programa