Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Roberto Corrêa apresenta a viola de cocho no Brasil Rural

Violeiro demonstra na prática o som da viola de cocho, que nasceu do conhecimento popular

Brasil Rural

No AR em 21/02/2020 - 06:09

A viola de cocho, que teve sua história contada no Brasil Rural, volta ao programa agora nas mãos de um dos maiores pesquisadores sobre viola no Brasil, Roberto Corrêa.

Durante a entrevista, ele demonstrou os vários ritmos que fazem parte da cultura pantaneira (do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul), e que surgiram da cultura popular, juntos com o próprio instrumento.

Roberto Corrêa foi o criador do primeiro curso de viola caipira do Brasil e o primeiro a fazer registros desse instrumento em partituras. Ele viajou por mais de 40 anos pelo Brasil, pesquisando tudo sobre o instrumento e suas variações, como a viola nordestina, a viola caipira e a viola de cocho.

A pesquisa resultou numa tese de doutorado, que virou livro: "Viola caipira: das práticas populares à escritura da arte (O avivamento no Brasil)", lançado pela Editora Viola Corrêa.

Saiba mais sobre o som da viola de cocho no player acima.

O Brasil Rural vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.

Tags:  viola de cocho

Criado em 21/02/2020 - 10:17

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Mais do programa