Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Universidade Federal da Paraíba desenvolve novo hidrogel a base de glicerina

O hidrogel desenvolvido pela Universidade da Paraíba é de material biodegradável usado para absorver e liberar água de forma controlada

Brasil Rural

No AR em 23/06/2021 - 16:43

O Brasil Rural conversou hoje com Eliton Souto, coordenador da pesquisa e professor do Departamento de Engenharia de Materiais do Centro de Tecnologia da Universidade Federal da Paraíba, sobre o aprimoramento de um novo tipo de hidrogel.

De acordo como coordenador, esse hidrogel é composto por polímeros (materiais plásticos) produzidos a partir de glicerina, material biodegradável, e tem como a principal função absorver a água no chão, próximo da raiz da planta, liberando-a no solo de forma controlada.

“Outra coisa interessante é que a gente consegue controlar o tempo de degradação. Num dos experimentos, a gente consegue adicionar no hidrogel, micro e macro nutrientes para as plantas e eles vão liberando esses nutrientes à medida que a planta vai precisando”. explica o coordenador, que destaca a importância da técnica, uma vez que, estando os nutrientes encapsulados no hidrogel, eles não serão lavados pela chuva, especialmente em regiões de muita chuva.

Ouça a entrevista no player abaixo:

Tags:  Hidrogel Rural

Criado em 23/06/2021 - 16:49

Mais do programa