Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Border Collie são treinados para pastoreio de rebanhos

Ouça entrevista com Leandro José dos Santos, treinador de cães de pastoreio

Brasil Rural

No AR em 27/07/2021 - 05:00

Considerados astutos, inteligentes e perspicazes, os cães da raça Border Collie são indicados como os mais aptos no treinamento para pastoreio de rebanhos. Para falar sobre o assunto, o Brasil Rural conversou com Leandro José dos Santos, treinador de cães de pastoreio.

Segundo o treinador, os cães são um reflexo das pessoas, se a pessoa lida com agressividade com o rebanho, o cão também se torna agressivo. Ele relata que o objetivo do  treinamento moderno é harmonizar os instintos do cão, tanto o instinto do predador (cão), como o da presa (rebanho), com as práticas de bem estar no treinamento de pastoreio.

Cabe ao treinador “orquestrar” esses instintos, buscando o entendimento, para que esse pastoreio ocorra de forma tranquila, sem estresse tanto para o cão como para o rebanho.

“No treinamento de pastoreio, a chave é a pessoa. Se a pessoa tem mentalidade de agressão e maus tratos, com certeza o cão será agressivo. Não existe cão treinado, existe conjunto treinado: cão e homem treinados juntos”, explica Leandro.

Ouça a entrevista no player acima.

Criado em 27/07/2021 - 08:04

Mais do programa