Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Abelhas sem ferrão serão utilizadas para monitoramento ambiental

Ouça entrevista com o pesquisador Guilherme Schühli, da Embrapa Florestas.

Brasil Rural

No AR em 24/09/2021 - 12:20

Para falar sobre um projeto piloto de monitoramento de abelhas nativas sem ferrão, o Brasil Rural conversou com o pesquisador Guilherme Schühli, da Embrapa Florestas.

O pesquisador explica que o projeto da Embrapa, em parceria com a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), foi aprovado e deve ser iniciado agora. Com o objetivo, de primeiro, fazer um inventário da fauna local, ou seja, que tipos de abelhas existem no local. E depois estabelecer um local para criar essas abelhas, chamado de meliponário. A partir daí, junto aos produtores usar essas abelhas como uma forma de avaliar variáveis sanitárias, saber como está a qualidade do desenvolvimento dessas abelhas e com isso avaliar as condições ambientais do local que elas vivem.

Dentro dos objetivos, fazer o inventário é muito importante, porque ele vai dizer quais as espécies que posso criar. A gente precisa tomar muito cuidado, porque se eu trago colônia de fora, eu posso trazer variedades que não são presentes aqui. Com isso posso trazer um problema ecológico porque essas abelhas vão cruzar com abelhas locais. Então perdemos peculiaridade que tem essa abelha da região”, explica o pesquisador a respeito do cuidado em conservar as abelhas locais.

Inclui também nesse projeto, estabelecer o chamado “pasto apícola”, que é selecionar as árvores para a alimentação dessas abelhas, tornando a manutenção delas mais barato para o produtor.

Ouça a entrevista no player acima

Criado em 24/09/2021 - 12:31

Mais do programa