Cristina Buck, Coordenadora de Uso Sustentável da Fauna e da Biodiversidade, fala sobre evento promovido pelo IBAMA que celebrou o principal mérito do trabalho: tirar o pirarucu do risco de extinção, trazendo-o de volta à cadeia alimentar e garantindo sustentabilidade às famílias envolvidas no manejo planejado, respeitando a época de reprodução.
A prática sustentável foi implementada no ano de 1999, dentro de uma estratégia colaborativa em que comunidades, organizações da sociedade civil e os governos federal e estadual formam um coletivo, propondo soluções para os problemas que surgem.