O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) lançou o programa Leite Legal, um conjunto de iniciativas que visam aumentar a produção e melhorar a qualidade final do leite reduzindo a contagem bacteriana e de células somáticas. Até 2018 serão investidos 380 milhões de reais no programa. Os recursos serão concentrados em cinco estado que juntos são responsáveis por 72% da produção nacional.
Em entrevista ao programa Brasil Rural, o secretário de produção rural do e cooperativismo do MAPA, Caio Rocha, falou a iniciativa vai possibilitar ao Brasil atender à demanda interna e ainda buscar novos mercados estrangeiros para os produtos lácteos nacionais.
Ele explicou como será o programa Leite Legal. “Faremos uma assistência técnica gratuita a 80 mil propriedades nestes cinco estados. Dentro dessas propriedades estaremos trabalhando com assistência técnica, com um técnico para cada 20 propriedades rurais, e com melhoramento genético”, explicou.
O secretário disse ainda que o programa inclui combate a brucelose e tuberculose bovinas. Os estados que vão receber as medida do Programa Leite Legal são Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná, Goiás e Rio Grande do Sul.
O Brasil Rural é transmitido de segunda a sexta e aos domingos, às 6h; e sábado; às 7h, nas rádios Nacional de Brasília e Nacional da Amazônia.
Cooperativas favorecem a produção de leite