Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

2a Conferência Nacional de Ater promove encontro de mulheres rurais

A Conferência Ater (Assistência Técnica e Extensão Rural) de Mulheres

Brasília sediou, na semana passada, a Conferência de Assistência Técnica e Extensão Rural de Mulheres Rurais. O encontro distrital é em preparação para a 2ª Conferência Nacional de Ater, que acontecerá de 31 de maio a 3 de junho de 2016.

 

A Conferência Ater de Mulheres Rurais é uma das conferências temáticas e o Brasil Rural conversou sobre o assunto com Célia Watanabe, diretora de Políticas para Mulheres Rurais e Quilombolas, do Ministério do Desenvolvimento Agrário.

 

O objetivo do evento foi discutir a visão e as propostas de Assistência Técnica e Extensão Rural pelo ponto de vista das mulheres, para que possam ser levadas à Conferência Nacional no ano que vem, além de organizar o grupo para que tenha participação na Conferência. O evento contou com representações de todo o país. Estiveram presentes vários movimentos representativos, como as mulheres quilombolas, pescadoras, trabalhadoras rurais, agricultoras familiares, mulheres do movimento agroecológico, dos movimentos feministas, de terreiros indígenas e as organizações prestadoras de Ater e instituições parceiras que prestam serviço a essas mulheres.

 

Segundo Célia Watanabe, ainda existe uma ideia de que a mulher do espaço rural se responsabiliza apenas pelos trabalhos domésticos e pelas atividades de autoconsumo, enquanto os homens se responsabilizam pelas atividades produtivas, e essa ideia não corresponde à realidade. “As mulheres estão tanto na esfera produtiva, quanto na esfera reprodutiva, que é esse olhar e esse cuidado com o espaço doméstico. Então, é essa a ideia que a gente quer quebrar, porque as mulheres também estão nos espaços produtivos, mas o trabalho delas não aparece. É importante dar visibilidade ao trabalho das mulheres nos espaços produtivos, porque isso já é real. E a nossa Ater, a nossa Assistência Técnica e Extensão Rural tem que se preocupar com isso", explica.

 

A diretora comenta ainda que o espaço da Assistência Técnica e Extensão Rural é um espaço tradicionalmente masculino. Além da baixa representação das mulheres nas equipes de Ater, muitas vezes as mulheres não participam das atividades coletivas. A proposta é que sejam criadas cada vez mais políticas que abram espaço para a participação feminina e que o papel da mulher com protagonista no meio rural seja valorizado.

 

Brasil Rural é transmitido de segunda a sexta e aos domingos, às 6h, e sábado, às 7h, nas rádios Nacional de Brasília e Nacional da Amazônia.



Criado em 14/12/2015 - 18:03 e atualizado em 14/12/2015 - 16:43

Mais do programa